ARMADILHAS


Muitas vezes não analizamos o jogo e facilmente

caimos nas armadilhas no xadrez.




Aqui estão algumas faceis de cair pela falta de atenção do

adversário.





Xeque pastor:

1. e4 e5 2. Bc4 Bc5 3. Dh5 ...

O principiante decide agora espantar a perturbadora dama branca e joga 3. ... Cf6?? 4. Dxf7++. A Dama, responsável pelo mate, está protegida pelo bispo, e o rei preto atacado não tem escapatória.

COMO EVITAR O XEQUE PASTOR

As pretas devem jogar 3. ... De7 no diagrama. Então, 4. Dxf7+? Dxf7 5. Bxf7+ Rxf7 deixam as pretas com a vantagem de um bispo por um peão. E 4. Bxf7+? Dxf7 5. Dxe5+ De7 6. Dh5+ Rd8 é um pouco melhor.

Se as brancas respondem 3. ... De7, com 4. Cf3 e então 4. ... Cc6 5. Cc3 Cf6 a dama branca tem sua fuga cortada. Se 6. Dh3 d5!, o peão preto, avançado para atacar o bispo branco, descobre um ataque do bispo preto contra a rainha branca. Nesse caso, o ataque prematuro das brancas leva a um decisivo ganho material para as pretas.









Uma variante do xeque pastor, que também conta com um grande número de vítimas entre os principiantes, é:

1. e4 e5 2. Bc4 Bc5 3. Dh5 g6??



As pretas sabem que devem evitar o xeque pastor mas não aprenderam ainda que é necessário proteger seu peão de f7 com a dama. Assim, o seu 3. ... g6?? é uma ação defensiva instintiva a que as brancas respondem com 4. Dxe5+ e 5. Dxh8, ganhando uma torre e a partida.

COMO EVITAR O PASTOR COM A TORRE EM GARFO

Há dois modos mais simples de paralisar os ataques que visam o xeque pastor. Assim que as brancas jogam 2. Bc4 em uma partida entre principiantes, deixam claras as suas intenções. Dessa forma, as pretas podem contra-atacar com 2. ... Cc6!, e se 3. Dh5 g6 (agora o peão de e5 está protegido pelo cavalo), ou se 3. Df3 (ameaçando novamente o mate Dxf7), então Cf6.

Se as pretas pressentem a iminência de um xeque pastor, podem tomar uma medida preventiva já na primeira jogada. Simplesmente, 1. e4 e6 2. Bc4? d5! controla o centro do tabuleiro e afasta o bispo branco imediatamente.











Outro ataque elementar que surpreende muitos principiantes ocorre quando o cavalo e o bispo das brancas se combinam para atacar o peão em f7. Este peão é o ponto de defesa mais fraco no princípio da partida, já que é protegido apenas pelo rei.

A armadilha ocorre assim:

1. e4 e5 2. Bc4 Cc6

As pretas evitam o pastor.

3. Cf3 Cf6 4. Cg5 ...



As brancas ameaçam 5. Cxf7 com um garfo (um ataque duplo contra duas peças) da torre e da dama preta. O que devem fazer as pretas? Certamente não 4. ... De7? 5. Bxf7+ Rd8 6. Bb3 Re8 7. d3, porque então as brancas tomariam um peão, enquanto as pretas seriam forçadas a mover seu rei, não podendo, assim, executar mais o roque.

Perigoso também seria 4. ... d5 5. exd5 Cxd5? 6. d4! Se então 6. ... exd4 7. 0-0 Be7 8. Cxf7! Rxf7 9. Df3+ Re6 esmagador. Se, em vez disso, 6. ... Cxd4 7. c3, ganhariam um dos cavalos.

COMO EVITAR O PEÃO FRACO DE F7

As pretas podem sobreviver com um jogo absolutamente correto após 5. ... Cxd5, mas esta jogada em particular não é para principiantes. Ao invés disso, enfrente 4. Cg5 com 4. ... d5 5. exd5 Ca5 6. Bb5+ c6 e, apesar de possuir um peão a menos, suas peças entrarão em ação rapidamente.









Copiar as jogadas do adversário quando você está com as pretas pode parecer uma idéia plausível, mas quais serão as desvantagens? Às vezes, pouca coisa. Quando as brancas iniciam a partida com uma jogada inofensiva - digamos 1. c4 ou 1. Cf3, que são menos ostensivas do que 1. e4 - , as pretas podem imitar os planos adversários por meia dúzia de jogadas sem nenhum desastre.

Entretanto, se você tentar ser um imitador quando as brancas abrem a partida com 1. e4, pode encontrar encrenca rapidamente.

A armadilha segue:

1. e4 e5 2. Cf3 Cf6 3. Cxe5 ...

3. ... Cxe4 4. De2 Cf6?

Agora as pretas percebem que 4. ... De7 5. Dxe4, mas o que segue é pior ainda.

5. Cc6+

Descobrindo o xeque da dama branca, enquanto o cavalo ameaça, ao mesmo tempo, a dama preta. As brancas ganham uma dama por um cavalo.

COMO EVITAR O IMITADOR

As pretas devem jogar primeiramente 3. ... d6!, afugentando o perigoso cavalo branco. Só então poderão recapturar o peão perdido com 4. ... Cxe4.





O principiante que conseguiu resistir a um adversário experiente por várias jogadas pode ser finalmente apanhado por deixar seu rei atrás de uma fila de peões que não foram movidos. É uma situação comum que deve ser evitada.

Aqui, as peças estão praticamente empatadas. As pretas possuem um bispo e quatro peões contra a torre e os três peões das brancas. As pretas entrevêem uma chance de recuperar a vantagem e lançam-se ao ataque sem uma última olhadela de segurança pelo tabuleiro.

1. ... Dxb2?? 2. De8+ Bxe8 3. Txe8++

COMO EVITAR O MATE NA ÚLTIMA FILA

As pretas deviam ter jogado 1. ... h6!, abrindo uma saída para seu rei. No início e no meio de uma partida, a movimentação dos peões na vizinhança do rei pode criar fraquezas sérias na defesa. Nas últimas estapas, porém, quando restam poucas peças, é importante precaver-se contra ataques à última fila.







Segundo um famoso capítulo no folclore que cerca o xadrez, numa final do campeonato mundial em Reykjavik, Bobby Fischer capturou o peão b2 de Boris Spásski com sua dama e, em poucas jogadas, percebeu que ela estava bloqueada de forma vergonhosa. Há também uma outra história: um milionário teria deixado sua fortuna ao sobrinho com a condição de que este jamais tomasse o peão b2 com sua dama.

Eis uma dica útil que deve ser lembrada pelos principiantes, embora, no jogo em si, existam poucas ocasiões onde um dos lados tem a chance de tomar o peão b2 com a dama. Uma armadilha de peão envenenado muito freqüente ocorre quando a dama captura o peão d4:

1. e4 e6 2. d4 d5 3. e5 c5 4. c3 Cc6 5. Cf3 cxd4 6. cxd4 Db6

As pretas cobiçam o peão d4 e esperam construir um ataque contra ele através de C(g8)e7 e Cf5.

7. Bd3 ...

Mas as brancas não se preocupam, deixando o peão d4 aparentemente entregue ao seu destino.

7. ... Cxd4?? 8. Cxd4 Dxd4 9. Bb5+ Rd8 10. Dxd4 e ganham.

COMO EVITAR O PEÃO ENVENENADO

As pretas deveriam ter jogado 7. ... Bd7, que evita o xeque do bispo branco em d3. As pretas estariam, então, ameaçando capturar o peão sem perigo imediato.







Muitos enxadristas principiantes tendem a se acostumar com uma única abertura básica - uma rotina de desenvolvimento monótono que segue algo como 1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bc4 Bc5 4. d3 d6 e por aí afora. Tais jogadores podem ser surpreendidos psicologicamente quando as brancas executam algo diferente e inesperado logo na segunda jogada.

Esse "algo diferente" é 2. Cc3, que caracteriza a abertura Vienense. As brancas podem seguir com um avanço de peões que leva de 80 a 90 por cento dos principiantes a uma resposta fraca e amedrontada.

1. e4 e5 2. Cc3 Cf6 3. f4 ...

3. ... exf4? 4. e5! De7?

As pretas não gostam da idéia de recuar seu cavalo de volta a g8, mas o que ocorre é pior ainda.

5. De2 Cg8 6. d4 d6?

As pretas deviam deixar o orgulho de lado e jogar 6. ... Dd8.

7. Cd5 Dd8

Se 7. ... De6 8. Cxc7+ ganha a dama.

8. Cxc7+ Rd7

Se 8. ... Dxc7 9. exd6+ ganha a dama.

9. Cxa8 e ganham.

COMO EVITAR A ABERTURA VIENENSE

As pretas devem jogar 3. ... d5 4. fxe5 Cxe4. As brancas podem ainda causar complicações com 5. d3, mas uma derrota forçada para as pretas é impossível.





Os principiantes gostam de levar logo os bispos à frente. O jogador experiente, por sua vez, prefere avançar primeiro os cavalos, já que os bispos possuem uma escolha mais ampla e vale a pena acioná-los mais tarde na abertura. Mas uma movimentação precoce do bispo não é um mal em si.

O que o principiante deve lembrar, quando jogar com as pretas e avançar seu bispo do rei (que sai em f8) para o flanco da dama, é que o bispo pode ficar desprotegido e vulnerável a um xeque da dama branca.

Um exemplo desse tipo de armadilha:

1. d4 Cf6 2. c4 e6 3. Cc3 Bb4 4. e3 d5 5. Cf3 b6??

As pretas planejam colocar seu bispo numa boa casa em b7.

6. Da4+ ...

Mas as brancas tomam o bispo ou (se 6. ... Cc6) o cavalo.

COMO EVITAR O BISPO NO AR

Nesse caso, as pretas montaram uma armadilha para si mesmas. Antes do seu 5. ... b6??, o Da4+ das brancas não representava nenhuma ameaça, pois o cavalo preto poderia fazer uma interposição em c6, protegido pelo peão b. O mais simples para as pretas seria 5. ... 0-0.





Muitos principiantes adotam uma abertura de rotina tanto para as brancas quanto para as pretas, trazendo os cavalos e bispos para o centro. É uma escolha compreensível, mas até mesmo essa abertura, aparentemente segura, pode ocultar certas armadilhas. As variantes dessa artimanha apanham vários principiantes todo ano.

1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bc4 Bc5 4. d3 d6 5. Cc3 Cf6

Por enquanto, a simetria é completa, mas devemos lembrar-nos da armadilha 4 e dos perigos de imitar os lances do adversário.

6. Bg5 0-0?

7. Cd5! ...

O cavalo preto está cravado devido à posição da dama e pode ser atacado por duas peças brancas. Tal fraqueza é acentuada, pois a fila de peões que defende o rei será minada.

7. ... a6? 8. Bxf6 gxf6 9. Dd2 f5 10. Dh6 ...

Ameaçando 11. Cf6+, tomando a dama ou dando mate com Dxh7.

10. ... f6 11. Cxf6+ Rh8 12. Dxh7++

COMO EVITAR O CAVALO CRAVADO

As pretas deveriam ter jogado 6. ... h6!, espantando o bispo atacante, e se 7. Bh4 g5. Esse avanço de peão é seguro enquanto as pretas possuem ainda a opção de um roque longo, embora seja muito arriscado assim que o rei preto tiver executado um roque curto.

As pretas desperdiçaram mais uma jogada com 7. ... a6. Ao invés disso, deveriam ter jogado 7. ... Be6, pois se 8. Bxf6 gxf6 9. Dd2 Bxd5. As pretas continuariam em inferioridade, mas evitariam um mate imediato.











Alguns peritos incluiriam essa armadilha final entre aquelas destinadas a encurralar jogadores experientes. Mas, como essa armadilha já está em circulação desde 1943, tendo ocorrido inúmeras vezes e sendo descrita pelas publicações do gênero com a mesma freqüência, os competidores de torneios e campeonatos dificilmente encontram uma brecha para utilizá-la. Seu grande perigo é para o novato que utiliza a abertura Siciliana 1. e4 c5, a abertura mais popular do xadrez, e é atraído pela variante do Dragão, onde as pretas desenvolvem seu bispo em g7, na longa e promissora diagonal que vai de h8 a a1.

1. e4 c5 2. Cf3 d6 3. d4 cxd4 4. Cxd4 Cf6 5. Cc3 g6 6. f4 ...

Esse avanço do peão é um sinal de que as brancas esperam levar a cabo a armadilha de Levenfich, cujo título vem do nome de um russo que popularizou essa abertura. As jogadas costumeiras são 6. Be2, 6. Be3 ou 6. f3.

6. ... Bg7

Esse lance natural já é inferior. Cc6 seria um pouco melhor.

7. e5 dxe5?

Uma chance prática melhor seria 7. ... Ch5 8. Bb5+ (8. g4? Cxf4! 9. Bxf4 dxe5) Bd7 9. e6 fxe6 10. Cxe6 Bxc3+ 11. bxc3 Dc8, embora uma partida pelo Campeonato Britânico de 1979 entre Littlewood e Mestel tenha demonstrado que essa variante pode ser favorável às brancas. O jogo terminou. 12. Bxd7+ Rxd7 13. Cg5 Dc4 14. Tb1 Rc7 15. Tb4 Dxa2 16. De2 Cc6 17. Ce6+ e as pretas abandonaram. Se 17. ... Rc8 18. Txb7! com mate em três lances se a torre for tomada. Você é capaz de descobrir o mate?

8. fxe5 Cg4?

8. ... Cd5 também permite o desagradável 9. Bb5+. Melhor, mas em posição inferior, seria 8. ... Cfd7 9. e6 Cf6 10. exf7+ Rxf7.

9. Bb5+ ...

Colocando as pretas em um dilema, já que agora tanto Cd7 quando Bd7 perdem um cavalo com 10. Dxg4. A melhor opção seria 9. ... Cc6 10. Cxc6 Dxd1+ 11. Cxd1 Bd7, mas quando as pretas alcançam a posição depois de 9. Bb5+, freqüentemente procuram uma nova maneira de evitar perder material e pensam que a encontram com...

9. ... Rf8 10. Ce6+ e as brancas ganham a dama.

COMO EVITAR O XEQUE DE MESTRE

As pretas deveriam ter jogado 6. ... Cbd7!, a maneira mais simples de partir para um jogo lúcido e evitar o prosseguimento de armadilhas. A partida poderia continuar com 7. Cf3 Dc7 8. Bd3 Bg7 9. 0-0 0-0 10. Rh1 a6 11. a4 b6 12. De1 Bb7 13. Dh4 e5.

FONTE: http://www.fortunecity.com/skyscraper/skully/1197/armadilha.html